segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Arrogância e individualismo

Por muitas vezes, acho que a humanidade é uma canoa furada. Imbecilidades o tempo inteiro. Uma individualidade cínica e arrogante toma conta de todos os lugares... Tá bom, é óbvio que a modernidade, iniciada lá nos séculos passados, XVIII, XVII, XV, sei lá, vem trazendo esse legado, essa marca, mas é justo e saudável socialmente que continuemos a reproduzir tamanha babaquice? Drogados, evangélicos, anarquistas, operadores de telemarketing, todos eles em maior ou menor quantidade fazem uso integral da imbecilidade pelo menos uma vez por semana.
E a arrogância? Aquela postura de achar se muito melhor que o outro? Já ouvi falar que a empáfia é parte de uma miopia existencial, quando você se enxerga muito maior que o outro e vê o outro muito menor que você. Ora, o sujeito que se acha, pela sua posição, seja ela social, estética ou intelectual melhor que outro... Merece um cacete. O que me incomoda é que esse tipo de coisa, é vista muito bem de um modo geral. – Ele tem confiança! – Já ouvi muito falar que a humanidade precisa elevar sua auto-estima e que hoje os problemas são todos de baixa auto-estima. Mas o que mais me incomoda é o sujeito que tem uma alta auto-estima, esse sim incomoda. Se acha muito bonito, ou muito inteligente, ou muito santo, ou muito drogado... acredita piamente que é mais que o outro. Bolas... a humanidade precisa é de pé no chão...
Talvez meu discurso seja arrogante. Não sei... Quando o cara diz assim: eu não me acho melhor que ninguém! Ele só em ter essa constatação, se acha melhor que os outros...
Ah, porra, vou deitar!!!

4 comentários:

Carol Cardoso disse...

Muita filosofia misturada com um pouco de política!! rsrrsr...
Adorei esse texto... Os arrogantes colecionam fracassos (nem sempre financeiros), mas todos sempre são justificados e cada justificativa incabível, gera outro fracasso e o ciclo nunca é interrompido...Talvez eu até seja uma arrogante, não sei...individualista, as vezes me pego sendo...nem quero me definir! como já li em algum lugar "quem se define se limita" rsrsrrs...

Adorei seu Blog!

Leandro Felipe disse...

vcs comunistas são arrogantes! Podem me matar... me fuzilem!!!..rs

Tavinho Gio disse...

Eu ja fui muito arrogante, porem hoje consegui superar isso e posso dizer de peito aberto: cheguei a perfeição!

Mateus Tuzzin disse...

Se eu pudesse numerar grandes males da sociedade atual, com certeza, a arrogância estaria lado a lado com o individualismo, numa dança tão íntima e obscena que por muitas vezes, somos obrigados e ver estes dois monstros se apossar das mentes e corpos de pessoas tão próximas.