quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

As Redes Sociais

Vejam, caros leitores, o que é a natureza? As redes sociais fazem parte de um novo padrão de sociabilidade. Sim, você passa a ter contato e notícia de pessoas que você, de modo geral, considerava perdida da sua rede de amigos. Porém, qual o preço para ter essas notícias?

Inicialmente uma consideração básica. Ter notícias e informações sobre essas pessoas não ajuda a encontrá-las no plano da realidade, vivemos cada vez mais na frente do computador, com nossas peles pálidas e fechados em nossas casas. As redes sociais nos negam o impulso de encontrar pessoas. Temos muitos amigos, mas estamos sozinhos.

A função das redes sociais é espionar. Dentro do principio Bialino (do Pedro Bial), são só espiadinhas. Todo mundo quer saber da vida dos outros, todo mundo quer ver os outros como experimentos, para julgar, para rotular, para constranger em nome de uma eugenia sociológica. Não contem comigo!

Não quero ser espiado, nem espionado, não quero me expor diariamente, não quero fotos minhas para que todos vejam onde eu ando, como me relaciono com as pessoas ou quais minhas atividades.

Venho falando desse tema, pois estou encerrando, ainda nesse mês de fevereiro minha conta do facebook. Tinha contatos fiéis, amigos de longa data de outros estados e países, aos quais agora só sobrarão meu e-mail, meu MSN e meus telefones. Sentirei falta deles, mas tenho na minha cabeça claramente que na realidade eu não estava próximo deles.

Sou um professor e tenho minhas responsabilidades. Muitos jovens me vêem com uma admiração tremenda, principalmente alguns alunos, eu os respeito muito, porém, não quero que meu contato com eles passem as fronteiras da institucionalidade profissional. Não quero problemas nesse sentido.

Conforme já ocorreram outras vezes, com o natimorto orkut, eu poderei voltar em breve, e eu marcaria com toda certeza que até o fim do ano eu volte para o facebook, mas agora, eu não quero essa forma de contato com outros seres humanos.

Um comentário:

Josy Tomaz disse...

Sinto sua falta no facebook, mas entendo o seu ponto de vista e até estou de acordo. Hoje, sua (que agora não é mais minha) profissão exige mais de você e de sua postura do que antes das redes sociais. O contato com os alunos fazem com que os mesmos acreditem que são nossos melhores amigos e esquecem disso em sala de aula...
Mas nós vamos superar isso e tenha certeza que nós todos aguardaremos ansiosos por seu retorno!


PS.: Adorei o blog... =D