sábado, 16 de agosto de 2008

Cristianismo e Verdade

Quantas vezes somos levados a crer que a religião é “coisa de gente fraca”? Ou até mesmo “coisa de alienado”? A religião hegemônica no Ocidente, o Cristianismo, traz contribuições sociais que até mesmo muitos cristãos não levam em conta por acharem muito radicais. – É o Cristianismo do Lugar Comum. Pelo lugar comum.
Muitas frases e passagens, pelo conteúdo revolucionário ajudariam muitas pessoas a se converterem como: “Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes”.(I Cor. 1, 27) ou “Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada”. (Mat. 10, 34). São passagens que nenhum cidadão espera ouvir de um cristão, mas, por que razão os cristãos se afastam tanto de tais questões? O cristão de hoje, em sua maioria é um sujeito bem adaptado ao capitalismo e aos seus anseios. Um sujeito pacífico.
Não devemos nos deixar corromper pelo senso comum cristão que sufoca as minorias e as oprime, fazendo das Igrejas, templos do preconceito e da “normalidade social” até mesmo promovendo uma eugenia social. Nociva idéia de igualdade até mesmo fisiológica onde as funções devem todas estar em um padrão, esmagando as diferenças que compõem um quadro comportamental interessante.
Se olharmos as passagens bíblicas onde o Diabo tenta Jesus, veremos a questão do fetiche e da rendição, coisas que o capitalismo faz o tempo inteiro, ressignificando símbolos e os transformando em mercadorias. O Diabo oferece tudo, assim como o capitalismo. Você só tem que se render a ele. As semelhanças são muitas.
Cristo é amor e liberta! Este é o núcleo da mensagem, todo o resto é adereço, convenções humanas, judaicas e/ou conciliares.
Os cristãos, baseados no núcleo da mensagem, deveriam parar de reprimir os homossexuais, os pobres, os negros e todo aquele que representa o outro antropológico para espalhar a mensagem divina do amor incondicional.
Enquanto o cristianismo estiver preso a questões morais e mesquinhas e o cristão estiver se sentindo bem em um mundo socialmente desigual, não vão estar habilitados a subverter o sistema que impede o “nivelamento” proposto pelo Divino e continuará sendo um braço lucrativo do Capi(e)talismo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Uma mistura de Chavez com Padre Quevedo... hahaha, brincadeira. Mas a questão é bem por aí. As pessoas lutam pra mudar o hoje, e se esquecem do amanhã. Se apegam a detalhes pequenos e esquecem do âmago da questão.

Anônimo disse...

O VASCO ULTIMAMENTE OS GOLEIROS ESTÃO SENDO ESPULSO DIRETO CARACA.

O VASCO ESTÁ DANDO MUITO MOLE.

PEDRINHO, MADSON E LEANDRO AMARAL SÃO OS PRINCIMPAIS DO VASCO.

JOGAM MUITO BEM

ESSE FIM DE SEMANA, FOI TERRIVEL PARA OS TIMES CARIOCAS E MUITO TERRIVEL

Dãozim disse...

Religião e marxismo? Interessante...

Do Jair Rodrigues eu tinha um ao vivo dele, recente, acho. Mas não sei mais onde tá. Se encontrar alguma coisa, coloco lá! =)

abs