sábado, 30 de novembro de 2013

Conceitue-se

Não sei se a culpa é dos autores de auto ajuda, ou somente mais um aspecto da imbecilidade humana que atemporal, sempre assolou a humanidade, mas nos últimos tempos tem se alastrado como uma verdadeira praga dos infernos.
                É muito importante que as pessoas percebam que atrás de cada coisa tem um conceito e que conceito é diferente de rótulo. Estou me referindo especificamente a uma série de postagens nas redes sociais, utilizando um nome esquisito (gayzismo), pra se referir a uma série de propostas e posicionamentos. Penso que a própria utilização do nome já consiste em alto grau de desrespeito.
                Um torcedor do Vasco, se identifica com o nome Vasco, que é uma homenagem a um navegador português e o Brasil tendo sido colônia portuguesa, há aqui muitas raízes lusitanas e o Clube de Regatas Vasco da Gama, carrega toda essa história, com suas manchas e glórias. Define-se, a partir da minha própria definição. E os vascaínos vêm de acordo com essa linha...  Um militante do PT, Partido dos Trabalhadores, vê no PT, além de um mundo político, um ideal, que pode estar subvertido ou não, e isso é outra questão, mas é inegável que um partido político carregue uma postura e uma prática próprias, que faz parte da construção de uma identidade e blá, blá, blá.
                Alguém já viu algum militante dos direitos dos homossexuais se declararem gayzistas? Gayzismo é um termo inventado para menosprezar e inferiorizar um movimento legítimo que busca direitos que são considerados inalienáveis para todo cidadão, e que por considerações históricas, não são válidos para todos, num país que teve uma cristianização forçada como tivemos. O cristão representa um pensamento hegemônico, consolidado em práticas cotidianas, linguagem e relações pessoais. Ser diferente disso é chocante para muitas pessoas, mas acho que devemos caminhar no sentido de garantir a todos os direitos... ou não? Devemos mesmo regredir e continuar com as altas estatísticas de assassinatos de travestis, de abuso sexual, de machismo... ficar nessa é mesmo uma maneira, uma legal?

                Faço aqui um clamor... Busquem os conceitos por trás das coisas, por favor, analisem bem fundo todo o potencial que temos e onde estamos... o que queremos com as nossas ações e principalmente, porque o que o outro faz, mesmo de longe, me incomoda tanto. Vão ser feliz em paz, mais respeito e Amém!

Nenhum comentário: