terça-feira, 7 de agosto de 2012

Aos amantes dessa democracia

                Caríssimos leitores do blog. Venho por meio deste texto, tentar expor problemas estruturais que impedem que a democracia brasileira seja uma democracia dinâmica, principalmente no que diz respeito às questões políticas. O sistema é falho e perverso, porque engessa manifestações espontâneas, porque impede que alguns sujeitos não alcancem a liberdade democrática e os direitos básicos como o direito à vida, à educação e à igualdade de oportunidades.
                Escrevo sobre isso a luz das eleições municipais do Rio de Janeiro. Apesar das pesquisas indicarem que não haverá nem segundo turno (eu não acredito em pesquisas), muitos colegas e amigos vão votar em Marcelo Freixo, o paladino da justiça, um homem íntegro e sábio, sem holofotes e sem presunções. É exatamente a essas pessoas que quero me dirigir. Basicamente, escrevo contando com a vitória de Freixo e as suas consequências.
                O sistema político vigente favorece a corrupção. A dependência de uma Câmara dos Vereadores pode fazer tudo ir por água abaixo, principalmente se o órgão legislativo estiver (como está em quase todo lugar) cheio de empresários buscando mamar nas tetas do governo. Portanto, votem nos candidatos a vereador relacionados ao candidato a prefeito.
                Uma outra situação é com relação à postura. Saibam que eleger alguém não basta. As pressões vão ser muitas, até porque aquela propaganda que devemos esperar as eleições para consertarmos nosso voto não vale para candidatos de esquerda. A história nos mostra desde João Goulart, passando por Salvador Allende e chegando à Fernando Lugo que combater o sistema de dentro do sistema sempre dá merda. Portanto, preparem-se para a luta. O voto não vale nada.
                Meu voto é sempre nulo. Nessas eleições fico inclinado em votar no Marcelo Freixo, mas isso só vou decidir em frente a urna eletrônica. Ele é a única possibilidade real de eu dar meu voto para outro ser humano nestas eleições.

3 comentários:

Prof. Fábio Souza C. Lima disse...

Jair, vou divulgar no meu Blog. Colocarei lá um link para o seu.

Dudu disse...

Acho que você deveria ir mais à fundo nessa análise. Grande abraço!

Anônimo disse...

Grande Mestre Jair,sempre moldando opiniões nos outros.
Sinto falta das nossas discussões em sala de aula.

Renan Paul