domingo, 14 de novembro de 2010

Monteiro, Lobato e outros problemas...




Monteiro Lobato era racista! Colocava na pobre criada de nome Anastácia apelido e dizia que sua aparência era de macaco, pelo modo como subia em uma árvore. Bem, esse foi um dos temas mais falados desse início de mês de novembro. Parece que o Ministério da Educação lançou uma ressalva sobre o livro.


Bem, na sociedade em que vivemos, no tempo em que vivemos, uma babaquice tem tomado conta da sociedade. Devemos ser limpos, devemos ser ascéticos e qualquer coisa que saia disso, tende a ser criminalizado. Chego a prever o dia em que um pedaço de bacon vá ser considerado nocivo a saúde humana e por isso proibido. Haverá contrabando de bacon e você só comprará a iguaria na mão de traficantes marginalizados e sujos.


Não que eu ache que a questão do racismo e dos negros seja uma bobagem. Não acho! Acho que racismo deve ser realmente considerado crime inafiançável, com toda pompa e circunstância. Mas acho que o velho Lobato (To falando do Monteiro) tá sendo crucificado sem quase nenhuma defesa qualificada.


Vamos temporalizar o Seu Monteiro? Fins do século XIX, início do século XX. Acabada de sair a Abolição da Escravatura, os negros continuavam sendo mal tratados na sociedade. Estarem libertos, não significava em nada, ser igual dentro da cultura popular. Ora, se hoje ainda existe essa dificuldade, imagina naquele tempo. Então, Monteiro Lobato era um homem do século XIX, não podemos cobrar dele, preocupações que são nossas. E daí eu pego um pequeno gancho.


Outra vez, estava falando de Marx pra um professor debilóide, que dizia que Marx nem merecia ser lido porque ele desconsiderava as mulheres, ou as tratava sem o respeito que as mulheres devem ter. Ora! Marx, um alemão do século XIX.


Pra finalizar, uma questão mais geral. Nós professores, temos uma missão muito importante. Maior que luta por melhores condições de trabalho, maior que férias em janeiro, maior que a luta por assédio moral. NÃO PODEMOS DEIXAR QUE A BABAQUICE TOME CONTA DO MUNDO! É um apelo. Deixemos o velho Monteiro Lobato com seus pequenos preconceitos do século XIX, deixemos as crianças atirarem o pau no gato para que a Dona Xica (será ela uma negra?) possa admirar-se... Vamos deixar o mundo menos babaca! Isso tem que ser levado como uma missão!

Nenhum comentário: